HOME

  
   Bem vindos ao meu blog pessoal sobre MEDICINA VETERINÁRIA FORENSE.

   A razão subjacente à utilização deste formato de comunicação é a facilidade e rapidez com que se pode partilhar conhecimentos e experiências.
   Fora do espartilho formal de comunicação cientifica ou de uma aula, ou até mesmo de uma "página", procurarei que este espaço seja utilizado como um local de encontro informal de pessoas com interesses semelhantes na área, que seja suficientemente apelativo para voltarem, para interagirem, para participarem em discussões, para levantarem questões!
 
   A Medicina Veterinária Forense é um conceito relativamente novo da Medicina Veterinária. O relativamente impõem-se já que, durante a formação académica e/ou o desempenho profissional da sua actividade, é dever do Médico Veterinário o conhecimento da lei e a sua aplicação, o que faz com que a Medicina Veterinária Legal, seja tão antiga como a própria Medicina Veterinária. Será, em boa verdade, a designação de Medicina Veterinária Forense que é relativamente nova, de resto como na sua contra parte humana, estando o termo forense mais relacionado (aparentemente) com o aspecto de "apresentação" no Fórum (tribunal).
  

  O aumento da produção, a nível mundial, de legislação no âmbito da protecção animal que actualmente se regista, bem como a aplicação de medidas de sanção cada vez mais duras, implicará naturalmente que os casos onde os animais estejam envolvidos, necessitem de uma abordagem técnico-científica bem mais detalhada na área forense. Conseguir este objectivo não repousa apenas nos profissionais da área Médico-Veterinária, mas também nas Autoridades policiais e/ou de investigação, bem como nos profissionais da área de Direito.

 


  A razão deste espaço é assim ajudar, pelo menos um bocadinho, na mudança do paradigma aqui em terras lusas! Mais uma vez...

SEJAM MUITO BEM VINDOS!




Anabela Santos Moreira